Porque sou apaixonada por transcrição
- sictranscricao
- 10 de mar. de 2016
- 2 min de leitura
Você já sentiu que é impossível ser apaixonado por transcrição?
Você não sabe ainda, mas este é um trabalho fascinante!
Vou te contar um segredo. Eu sempre tive medo de largar o emprego e viver sem uma fonte fixa de renda. E de encarar os olhares desconfiados dos amigos. Ou pior ainda, da família.
Ao mesmo tempo, eu sempre quis viver como uma empreendedora digital. E trabalhar em casa na varanda. Fazer uma pausinha Netflix no meio da tarde. Ou notar meu cachorro bocejando no sofá. Poder mudar de cidade e até mesmo de país sem que isso se torne um problema. Sem chefes me cobrando metas o tempo todo. Sem horários fixos. Sem pegar ônibus (importante!). Trabalhar com eficiência e dedicação, sem dúvida, mas no meu próprio ritmo.
Você também já se sentiu assim? Um transcritor de áudio pode trabalhar desta forma!

Mas essa não é a única razão porque sou apaixonada por transcrição. Você já parou para pensar sobre a vastidão de universos, experiências e dramas aos quais um transcritor de áudio tem acesso?
Imagine se durante uma única semana você pudesse participar de uma entrevista exclusiva com uma mulher que foi presa política durante a ditadura? E no dia seguinte, com uma boxeadora profissional que te contasse toda a sua história de vida? Ou com um catador de lixo que sofre diariamente com a pobreza e, horas depois, estar em uma reunião com empresários do alto escalão de uma mega empresa internacional?
Se você trabalha com transcrição de áudio, terá acesso a estes universos tão distintos e, confesso: às vezes isso é bastante contraditório! Mas este é o mundo que temos e, enquanto não conseguimos melhorá-lo o quanto gostaríamos, pelo menos este trabalho nos ajuda a reconhecer as várias facetas do cotidiano. E as entrevistas que você vê na TV ou lê nos jornais não exploram um décimo das originais! Elas nos mostram apenas alguns pequenos recortes escolhidos pelos editores.

No fim das contas, o transcritor acaba conhecendo assuntos que nunca imaginou que pudesse se interessar, mas se interessou! Então, este processo pode ser, e na maioria das vezes é, profundamente inspirador. E eu acredito que este ofício só vale realmente a pena se feito com paixão, porque, olha, é bem cansativo e exige muita dedicação!
Isso significa que o transcritor pode compartilhar estes conteúdos e experiências por aí?
É claro que não! E isso às vezes é um pouco triste. É que devido às nossas políticas de privacidade, nossa empresa deleta rigorosamente todos os áudios e transcrições após a finalização de cada trabalho e, por isso, não mantemos um arquivo.
Por todas essas razões, sim, eu, e creio que posso falar em nome de todos da equipe da [ sic ] Transcrição, somos apaixonados por transcrição!
Por mais incrível que isso possa parecer!
Comentários